E se Sara não fosse teimosa?

terça-feira, 19 de abril de 2011
Ah! O casamento! De fato, ele é uma bênção, quando...

Quando nenhum dos dois é teimoso e sabe ouvir um ao outro. Se tem uma coisa que não funciona no casamento é a teimosia. E quem sempre teima mais? As mulheres.

Este não é um texto machista. É um texto realista, pois geralmente a mulher é mais emotiva, o que faz com que ela seja mais teimosa, como uma criança. Como mulher, me incluo nisto também.

Exemplo de teimosia? Sara, esposa de Abraão!

Deus havia prometido a Abraão que o ser gerado dele seria o seu herdeiro. Mas, o tempo passou... Abraão continuou crendo, mas Sara, lá no fundo de sua alma, duvidava desta promessa. E tomou uma atitude drástica:

"Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.
E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai." (Gênesis 16.1,2)

Deus já havia prometido a Abraão um filho de sua própria carne e de Sara; mas ela teimou. Pensou: "Eu não terei filhos, então alguma coisa deve ser feita!"

Não é assim que fazemos? Quando algo não sai do nosso jeito, queremos arrumar um jeito de fazer aquilo acontecer, não importa como. Vejamos agora qual foi o resultado:

"Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.
E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos" (Gênesis 16.3,4)

Antes, Hagar era uma serva humilde; mas, quando descobriu que daria um filho a Abraão e que Sara não poderia fazê-lo, encheu-se de orgulho. Isso trouxe problemas a Sara.

Detalhe: a teimosia de Sara até hoje é vista no Oriente Médio, nas guerras entre Israel (descendência de Isaque) e Palestina (descendência de Ismael).

0 comentários:

Postar um comentário