Abraão - Seu segundo erro

quinta-feira, 23 de junho de 2016
"Depois, seguiu Abrão dali, indo sempre para o Neguebe.
Havia fome naquela terra; desceu, pois, Abrão ao Egito, para aí ficar, porquanto era grande a fome na terra." (Gênesis 12.9, 10)
  
Naquela época, o Egito era a potência máxima das nações. A prosperidade reinava, graças ao Rio Nilo, que saciava os rebanhos e regava as plantações.
 
Mas..... Não era para Abraão ir para lá. Mesmo com comida, bebida, descanso e tudo o mais, não foi o destino dado por Deus.
 
Assim com o Ur e Harã, o Egito tinha uma infinidade de deuses. E os faraós juravam de pés juntos serem a reencarnação do deus Rá, o sol. Se Deus já havia tirado Abraão de toda aquela bagunça espiritual, por que descer ao Egito?
 
Em várias passagens da Bíblia, o Egito representa o mundo, um lugar onde as pessoas não aceitam se submeter à Palavra de Deus; lugar de facilidade, bagunça e podridão espiritual.
 
Fora o fato de Abraão ter ido para onde não foi enviado, havia mais um problema:
 
"Quando se aproximava do Egito, quase ao entrar, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher de formosa aparência;
os egípcios, quando te virem, vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida
Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida." (Gênesis 12.11-13)
 
Querendo preservar sua vida, Abraão mentiu, errando mais uma vez.

Quando a pessoa sai dos planos de Deus, a vida dela se torna uma verdadeira bagunça. Ela fica sem direção, confusa.

Enquanto Abraão esteve no deserto, ele sacrificava para Deus, falava com Ele, tudo ia muito bem. Mas, foi ele desviar o caminho que tudo desandou. Por causa disso, quase que fica ele sem esposa.

"Tendo Abrão entrado no Egito, viram os egípcios que a mulher era sobremaneira formosa.
Viram-na os príncipes de Faraó e gabaram-na junto dele; e a mulher foi levada para a casa de Faraó." (Gênesis 12.14,15)

Preste atenção no versículo seguinte: 
 
"Este, por causa dela, tratou bem a Abrão, o qual veio a ter ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos." (Gênesis 12.16)
 
De que adiantava Abraão ganhar de presente tudo aquilo, se havia ficado com a esposa? De onde viria a grande nação prometida por Deus? 
 
Deus teve de intervir:
 
"Porém o SENHOR puniu Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão." (Gênesis 12.17)
 
A Bíblia não relata exatamente quais foras as pragas; mas a ação de Deus fez com que Faraó poupasse a Abraão, por ter mentido:
 
 "Chamou, pois, Faraó a Abrão e lhe disse: Que é isso que me fizeste? Por que não me disseste que era ela tua mulher?
E me disseste ser tua irmã? Por isso, a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis a tua mulher, toma-a e vai-te.
E Faraó deu ordens aos seus homens a respeito dele; e acompanharam-no, a ele, a sua mulher e a tudo que possuía." (Gênesis 12.18-20)
 
Foi um grande susto pelo qual Abraão passou, mas serviu de lição para nunca mais se desviar do rumo que Deus haveria de dar.
 
Continua....
 

0 comentários:

Postar um comentário