Abraão - O sacrifício

domingo, 26 de junho de 2016
Muitas coisas haviam acontecido com Abraão: resgate de Ló, guerra, visitas de Melquisedeque e de Bera, rei de Sodoma. Havia tempo que ele não falava com Deus.

"Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.
Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer?
Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro." (Gênesis 15.1-3)
 
Mesmo no caminho certo, pelo fato de Abraão não estar conectado com Deus, a maldita da dúvida estava tentando entrar. Ele cria na promessa, mas como ainda não havia acontecido, estava disposto a tomar uma decisão pelo seu coração novamente.
 
Mas Deus, de pronto, cortou o mal pela raiz:
 
"A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro." (Gênesis 15.4)
 
Deus teve que confirmar a sua promessa, para que Abraão não desse margem à dúvida. Como já falamos anteriormente, se pela Fé conquistamos, pela dúvida, perdemos. E assim como é fácil uma laranja podre contaminar uma caixa repleta de laranjas boas, assim funciona com a dúvida: se ela não for extirpada, contamina a Fé, e não tem como o milagre acontecer!
 
"Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade." (Gênesis 15.5)
 
É isso que a Fé faz! Ela amplia nossos horizontes, nos faz ver o que está na nossa frente, mas não conseguimos enxergar! E essa atitude de Abraão, de sair da tenda, extirpou a dúvida:
 
"Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça." (Gênesis 15.6)
 
O versículo acima é da versão Revista e Atualizada. Vamos ver na Nova Tradução na Linguagem de Hoje:
 
"Abrão creu em Deus, o SENHOR, e por isso o SENHOR o aceitou." (Gênesis 15.6)
 
No momento em que Abraão deixou de duvidar, Deus o aceitou! Porque a Fé e a dúvida não andam juntas! Ou se tem uma coisa ou outra!
 
E Deus continuou:
 
"Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te por herança esta terra." (Gênesis 15.7)
 
Deus deixou bem claro para Abraão que Ele, aquele Deus até então desconhecido, foi quem tomou a causa de Abraão para si e se propôs as resolver.
 
Mas, como que essa causa seria resolvida?
 
"Perguntou-lhe Abrão: SENHOR Deus, como saberei que hei de possuí-la?
Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha, uma cabra e um cordeiro, cada qual de três anos, uma rola e um pombinho.
Ele, tomando todos estes animais, partiu-os pelo meio e lhes pôs em ordem as metades, umas defronte das outras; e não partiu as aves." (Gênesis 15.8-10)
 
Resposta: Sacrifício! Essa é a solução!
 
Vimos na trajetória de Abraão até aqui que, enquanto ele sacrificou, ele estava bem; enquanto ele invocava o nome do SENHOR, não tinha dúvida ou medo. E Deus mostrou mais uma vez isso a ele.
 
Mas este sacrifício era diferente dos outros. Primeiro por este fato:
 
"Aves de rapina desciam sobre os cadáveres, porém Abrão as enxotava." (Gênesis 15.11)
 
Não havia acontecido isso antes; o diabo não queria que Abraão fizesse esse sacrifício, porque era a confirmação da promessa de Deus.

 
 "Ao pôr-do-sol, caiu profundo sono sobre Abrão, e grande pavor e cerradas trevas o acometeram;
então, lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos.
Mas também eu julgarei a gente a que têm de sujeitar-se; e depois sairão com grandes riquezas.
E tu irás para os teus pais em paz; serás sepultado em ditosa velhice.
Na quarta geração, tornarão para aqui; porque não se encheu ainda a medida da iniqüidade dos amorreus.
E sucedeu que, posto o sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços.
Naquele mesmo dia, fez o SENHOR aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates:
o queneu, o quenezeu, o cadmoneu,
o heteu, o ferezeu, os refains,
o amorreu, o cananeu, o girgaseu e o jebuseu." (Gênesis 15.12-21)
 
Note bem o trecho em negrito: DEUS fez aliança com  Abraão. Vamos explicar:
 
Naquela época, quando duas pessoas entravam em aliança, realizavam o mesmo procedimento que Abraão fez com os animais, e ela passavam por entre eles, significando o seguinte: se um não fosse fiel à sua promessa, poderia fazer com o outro o mesmo feito aos animais.
 
Agora dá para ter ideia da dimensão do que Deus fez? Ele quis dizer que, caso não cumprisse sua promessa, Abraão poderia fazer com Ele o mesmo que fez aos animais!!
 
Deus empenhou a Sua Palavra para com Abraão! Mas, isso só aconteceu após Abraão ter feito o sacrifício!
 
Continua....

0 comentários:

Postar um comentário