Abraão - O resgate de Ló e a misericória de Deus

sábado, 25 de junho de 2016
Mesmo à distância, Ló ainda daria mais trabalho para Abraão.
 
Vimos no post anterior que não havia mais condições de Abraão e Ló seguirem juntos, uma vez que os dois não estavam no mesmo espírito. Abraão deixou seu sobrinho escolher qual caminho gostaria de seguir, e assim, iria para o lado oposto:
 
"Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro.
Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma. (Gênesis 13.11,12)
 
Só que Ló não contava com essa....
 
"Sucedeu naquele tempo que Anrafel, rei de Sinar, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim,
fizeram guerra contra Bera, rei de Sodoma, contra Birsa, rei de Gomorra, contra Sinabe, rei de Admá, contra Semeber, rei de Zeboim, e contra o rei de Bela (esta é Zoar).
Todos estes se ajuntaram no vale de Sidim (que é o mar Salgado).
Doze anos serviram a Quedorlaomer, porém no décimo terceiro se rebelaram.
Ao décimo quarto ano, veio Quedorlaomer e os reis que estavam com ele e feriram aos refains em Asterote-Carnaim, e aos zuzins em Hã, e aos emins em Savé-Quiriataim,
e aos horeus no seu monte Seir, até El-Parã, que está junto ao deserto.
De volta passaram em En-Mispate (que é Cades) e feriram toda a terra dos amalequitas e dos amorreus, que habitavam em Hazazom-Tamar.
Então, saíram os reis de Sodoma, de Gomorra, de Admá, de Zeboim e de Bela (esta é Zoar) e se ordenaram e levantaram batalha contra eles no vale de Sidim,
contra Quedorlaomer, rei de Elão, contra Tidal, rei de Goim, contra Anrafel, rei de Sinar, contra Arioque, rei de Elasar: quatro reis contra cinco.
Ora, o vale de Sidim estava cheio de poços de betume; os reis de Sodoma e de Gomorra fugiram; alguns caíram neles, e os restantes fugiram para um monte.
Tomaram, pois, todos os bens de Sodoma e de Gomorra e todo o seu mantimento e se foram.
Apossaram-se também de Ló, filho do irmão de Abrão, que morava em Sodoma, e dos seus bens e partiram." (Gênesis 14.1-12)
 
Ló preferiu a facilidade. Deixou-se ser guiado pelo seu coração, e essa foi a consequência da sua escolha.
 
Foi errado Abraão ter levado Ló consigo; mas Ló poderia ter mudado seu pensamento também! Ele poderia ter refletido: "Por que será que meu tio está seguindo a esse Deus? Se esse Deus fala com ele, por que não fala comigo? Quero conhece-lo também! Tantos anos servi àqueles deuses e nada! Esse Deus fez promessas para o meu tio, eu quero para mim também!" Infelizmente, Ló não pensou assim.
 
Mas Deus teve misericórdia de Ló:
 
"Porém veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; este habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol e de Aner, os quais eram aliados de Abrão.
Ouvindo Abrão que seu sobrinho estava preso, fez sair trezentos e dezoito homens dos mais capazes, nascidos em sua casa, e os perseguiu até Dã.
E, repartidos contra eles de noite, ele e os seus homens, feriu-os e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco.
Trouxe de novo todos os bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo." (Gênesis 14.13-16)
 
Abraão não salvou apenas a seu sobrinho e a sua família, mas a todo o povo de Sodoma! Deus teve misericórdia de todos, pois:
 
"Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o SENHOR" (Gênesis 13.13)
 
Assim como Ló, esse povo teve a chance de se arrepender de tudo o que fizeram, porém quiseram seguir seu próprio coração, suas próprias vontades. Mais à frente veremos o que aconteceu com Sodoma.
 
Após a guerra, Abraão encontrou-se com o rei de Sodoma e com o rei de Salém, Melquisedeque:
 
"Após voltar Abrão de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma no vale de Savé, que é o vale do Rei.
Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo;
abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra;
e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo." (Gênesis 14.17-20)
 
Essa é a única menção de Melquisedeque em toda a Bíblia. E  no livro de Hebreus está escrito:
 
"Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou,
para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz;
sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente." (Hebreus 7.1-3)
 
Bera, rei de Sodoma, agradecido, queria "pagar" a Abraão:
 
"Então, disse o rei de Sodoma a Abrão: Dá-me as pessoas, e os bens ficarão contigo.
Mas Abrão lhe respondeu: Levanto a mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o que possui os céus e a terra,
e juro que nada tomarei de tudo o que te pertence, nem um fio, nem uma correia de sandália, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;
nada quero para mim, senão o que os rapazes comeram e a parte que toca aos homens Aner, Escol e Manre, que foram comigo; estes que tomem o seu quinhão." (Gênesis 14.21-24) 
 
Abraão sabia como vivia o povo de Sodoma, e não queria acordo com ele.
 
Assim procede aquele que serve a Deus: ele não vive segundo o seu coração, não vive segundo aquilo que os olhos veem, não faz acordo com quem não serve a Deus. Sua mente, seus pensamentos, suas ações são para Deus!
 
Continua.....

0 comentários:

Postar um comentário