Abraão - A separação de Ló

sexta-feira, 24 de junho de 2016
Já vimos que o primeiro erro de Abraão foi ter levado Ló consigo, pois Deus havia dito:
 
"Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei..." (Gênesis 12.1)
 
Vimos também que, provavelmente, Abraão o levou consigo, pelo fato de Ló ter perdido seu pai, Harã; muito embora isso não justificasse, porque Ló ainda tinha seu avô, Terá, e seu tio, Naor.
 
E o maior motivo pelo qual Deus deu essa orientação foi para que Abraão não tivesse influência de dúvida; pois foi Abraão, e não Ló, que recebeu a direção de Deus para sair e ir para o lugar indicado.
 
E não demorou muito para que viessem as consequências....
 
Depois do episódio de Abraão no Egito, a Bíblia relata:
 
"Saiu, pois, Abrão do Egito para o Neguebe, ele e sua mulher e tudo o que tinha, e Ló com ele.
Era Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro.
Fez as suas jornadas do Neguebe até Betel, até ao lugar onde primeiro estivera a sua tenda, entre Betel e Ai,
até ao lugar do altar, que outrora tinha feito; e aí Abrão invocou o nome do SENHOR." (Gênesis 13.1-4)
 
Note que Abraão voltou para o lugar onde Deus havia aparecido para ele, para o lugar onde o invocou; lugar do qual não deveria ter saído, como vimos ontem.
 
A Bíblia não relata que Abraão e Ló se desentenderam no Egito, mas sim no deserto. Mais uma vez: foi para Abraão a quem Deus se revelou, não a Ló. Logo, Ló não entendia o porquê de andar tanto no deserto com seus pertences, sem um lugar fixo para morar.
 
O Egito deu "conforto"; mas foi onde Abraão quase perdeu Sara. Sem ela, não existiria a grande nação prometida por Deus.
 
Falamos ontem que o Egito, espiritualmente, representa o mundo; e os pensamentos de Ló não estavam em Deus ou em entender Abraão, mas sim no seu conforto e bem-estar, coisas que ele adquiriu no Egito. Mas, como Deus não queria Abraão ali, ele voltou para o deserto. E Ló foi com ele.
 
"Ló, que ia com Abrão, também tinha rebanhos, gado e tendas.
E a terra não podia sustentá-los, para que habitassem juntos, porque eram muitos os seus bens; de sorte que não podiam habitar um na companhia do outro.
Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra." (Gênesis 13.5-7)
 
A terra era grande demais; como ela não poderia sustenta-los, para que ficassem juntos?
 
Porque os pensamentos de Abraão não era os mesmos de Ló!
 
Abraão estava em busca de uma promessa divina; ele estava obedecendo uma direção de Deus. Mas Ló estava apenas acompanhando seu tio, sem nenhum objetivo.
 
Por isso Deus orientou para que saísse da parentela! Porque ele não tinham a mesma determinação, o mesmo foco que Abraão tinha. E isso o atrapalharia, como aconteceu. E uma hora, não deu mais para sustentar a essa situação:
 
"Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados.
Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda.
Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o SENHOR destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar.
Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro.
Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma." (Gênesis 13.8-12)
 
Tanto Ló não tinha os mesmos pensamentos de Abraão, que escolheu o pior lugar para morar. Veja o versículo seguinte:
 
"Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o SENHOR." (Gênesis 13.13)
 
Todos sabemos como foi o fim de Sodoma e Gomorra, que veremos mais adiante.
 
E tanto Ló não tinha os mesmos pensamentos de Abraão, que Deus só falou com ele depois que seu sobrinho tomou seu rumo:
 
"Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente;
porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre.
Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência.
Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei.
E Abrão, mudando as suas tendas, foi habitar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e levantou ali um altar ao SENHOR." (Gênesis 13.14-18)
 
Continua..... 

0 comentários:

Postar um comentário