Abraão - Ismael

terça-feira, 28 de junho de 2016
Vimos no post anterior o sacrifício de Abraão; Deus fez aliança com Abraão e empenhou Sua Palavra de abençoá-lo com uma grande nação.
Contudo, sempre após um sacrifício a Deus, surgem problemas que devemos enfrentar antes de tomarmos posse daquilo que Ele nos prometeu.
 
"Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; tendo, porém, uma serva egípcia, por nome Agar,
disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai.
Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã." (Gênesis 16.1-3)
 
Abraão concordou com algo que não era da direção de Deus. Ele achava que esse era o caminho para que o seu sonho se realizasse.
Abraão acabara de sacrificar ao Senhor e ouviu Dele que a promessa seria cumprida; mas o que aconteceu com ele acontece com muita gente: querer "ajudar" a Deus.
 
Abraão era homem de Deus, fiel; mas era ser humano, sujeito à falhas. E essa foi uma delas.
 
"Ele a possuiu, e ela concebeu. Vendo ela que havia concebido, foi sua senhora por ela desprezada.
Disse Sarai a Abrão: Seja sobre ti a afronta que se me faz a mim. Eu te dei a minha serva para a possuíres; ela, porém, vendo que concebeu, desprezou-me. Julgue o SENHOR entre mim e ti.
Respondeu Abrão a Sarai: A tua serva está nas tuas mãos, procede segundo melhor te parecer. Sarai humilhou-a, e ela fugiu de sua presença." (Gênesis 16.4-6)
 
Sara, querendo resolver um problema, arrumou outro, e ainda queria que Abraão o resolvesse!
 
E assim agem as pessoas: elas vivem suas vidas, ficam cheias de problemas e acham que Deus tem alguma coisa a ver com isso.
E Sara, querendo resolver na força do braço, humilhou Agar; ela era a senhora, mas não tinha o direito de humilhar sua serva, até porque foi a própria Sara quem se prejudicou com isso.
 
Agar, humilhada, foi para o deserto. Porém, o filho que carregava no ventre era de Abraão; e Deus já havia prometido abençoar a sua descendência. 
 
"Tendo-a achado o Anjo do SENHOR junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur,
disse-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais? Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha senhora.
Então, lhe disse o Anjo do SENHOR: Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos.
Disse-lhe mais o Anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada.
Disse-lhe ainda o Anjo do SENHOR: Concebeste e darás à luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o SENHOR te acudiu na tua aflição.
Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos." (Gênesis 16.7-12)
 
Agar não tinha nada a ver com toda a confusão causada por Sara, ela era apenas uma serva; porém, Deus a acudiu, a socorreu no seu sofrimento. E, por ser rebento de Abraão, seria abençoado na terra.
 
"Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão, a seu filho que lhe dera Agar, chamou-lhe Ismael.
Era Abrão de oitenta e seis anos, quando Agar lhe deu à luz Ismael." (Gênesis 16.15,16)
 
De Ismael e dos demais filhos de Abraão, vieram os árabes.
 
Continua....
 
 

0 comentários:

Postar um comentário