Abraão - Anda na minha presença

terça-feira, 26 de julho de 2016

Na última postagem falamos sobre Abraão ter dado ouvidos à Sara, no que diz respeito a gerar filhos através da serva, Agar. Isso trouxe sérias consequências que são vistas até os dias de hoje.
O capítulo 17 de Gênesis inicia-se assim:
 
"Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR..." (Gênesis 17.1)
 
Apenas treze anos após o nascimento de Ismael, Deus voltou a falar com Abraão. Isso mostra que, quando agimos de acordo com o nosso jeito e não pela direção de Deus, existe uma separação, pois está escrito:
 
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55.8,9)
 
Então, Deus fala:
 
"Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito" (Gênesis 17.1)
 
Se Abraão sabia que Deus era Todo-Poderoso, por que o Senhor disse isso a ele? Para deixar claro que o que Ele havia prometido seria cumprido, independente de Sara ser estéril e de Abraão ser velho.
 
Quando olhamos as circunstâncias e damos atenção aos nossos problemas, não vemos isso com clareza. Ora, se Deus é Deus e não mudou, então Sua Palavra há de se cumprir.
 
Contudo, existe uma condição: anda na minha presença!
 
Andar na presença de Deus é muito mais do que ir à igreja, ser dizimista e ofertante, não fazer coisas erradas; isso significa intimidade com Deus, comunhão com Ele.
 
Um claro exemplo de comunhão é o casamento. Você só vê sua esposa aos domingos? Ou só conversa com ela por telefone e apenas para pedir coisas?
 
E você, esposa? Só se aproxima do seu marido se ele tiver algo para lhe oferecer? Só conversa com ele sobre coisas que apenas ele precisa fazer? Claro que não!
Em um casamento, independente dos problemas, existe comunhão, parceria, intimidade; um conhece o coração, o jeito do outro.
 
Assim funciona na comunhão com Deus; Ele te conhece, você o conhece. Ele pede, você dá; você oferta, Ele aceita.
 
E para deixar isso claro, Deus mudou o seu nome:
 

"Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí.
Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti.
Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência.
Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus." (Gênesis 17.5-8)

 
 
Toda a promessa está condicionada a andar na presença de Deus.
 
Reflita bem: será por isso que sua vida continua a mesma?
 
Continua.....
 

0 comentários:

Postar um comentário