Deus é injusto?

terça-feira, 3 de novembro de 2015
Atualmente, o maior sucesso da televisão brasileira é a novela "Os Dez Mandamentos", exibida de segunda a sexta na Rede Record. Enredo de tirar o fôlego e muitos efeitos especiais têm marcado a trama.
No episódio de ontem foi mostrada a décima praga, a morte dos primogênitos. Deus havia falado com Moisés:

Disse o SENHOR a Moisés: Ainda mais uma praga trarei sobre Faraó e sobre o Egito. Então, vos deixará ir daqui; quando vos deixar, é certo que vos expulsará totalmente (...) E todo primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que se assenta no seu trono, até ao primogênito da serva que está junto à mó, e todo primogênito dos animais.
Haverá grande clamor em toda a terra do Egito, qual nunca houve, nem haverá jamais; porém contra nenhum dos filhos de Israel, desde os homens até aos animais, nem ainda um cão rosnará, para que saibais que o SENHOR fez distinção entre os egípcios e os israelitas. (Êxodo 11.1,5-7)

Porém, para que o povo de Israel não fosse atingido pela praga, Deus deu a seguinte ordem:

Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família. (...)
Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem; (...)
Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR.
O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito. (Êxodo 12.3,7,12,13)

Ou seja, para que o povo de Israel fosse salvo, seria necessário o sacrifício. Da mesma forma, se os egípcios fizessem o sacrifício, seriam salvos. O anjo da morte entrou nas casas onde não havia a marca do sangue.

Mais adiante, a Bíblia relata o seguinte:

"Aconteceu que, à meia-noite, feriu o SENHOR todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se assentava no seu trono, até ao primogênito do cativo que estava na enxovia, e todos os primogênitos dos animais" (Êxodo 12.29)

A Bíblia diz que o anjo da morte passou por TODA A TERRA DO EGITO. Não diz que não passou no meio do povo de Israel. Ou seja, a décima praga foi a única que veio a todos, indistintamente. Porém, apenas aqueles que tinham a marca do sangue foram salvos.
Li uma postagem de um amigo querido onde ele achou injusto todos os primogênitos morrerem, achou que Deus foi injusto ao matá-los por culpa de Faraó.
Repito: a décima praga foi a única que veio para todos. O hebreu que não marcou sua casa, morreu ou perdeu algum filho. Do mesmo modo, o egípcio que fez o sacrifício foi salvo.
Onde, então, está a injustiça, se todos sabiam o que tinha que ser feito para evitar a praga? Porque, no meio de 3 milhões de pessoas, alguém com certeza contou para algum egípcio e, por tabela, para Faraó. 
Para que o povo fosse salvo, seria necessário o sacrifício. E hoje não é diferente.
O cordeiro representa o Senhor Jesus, e o sangue nas portas representa o Seu Sangue em nossas vidas. A marca do Sangue em nós é o que impede o diabo de entrar. E onde não tem a marca, ele entra e faz aquilo em que é especialista: matar, roubar e destruir!
Agora eu pergunto; Deus é injusto permitindo este mundo ser do jeito que é? Tanto roubo, tantas mortes, tantos passando fome, tanta corrupção?
Algumas respostas:

"Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno." (1º João 5.18)

E...

"Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei." (1ºJoão 3.4)

E mais...

"Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (1º João 1.7)

Mais uma...

"E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo" (Joel 2.32)

Deus que é injusto ou são as pessoas que não o buscam?

Ah, tem mais uma coisa! Moisés relatou:

"Assim, partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar mulheres e crianças.
Subiu também com eles UM MISTO DE GENTE, ovelhas, gado, muitíssimos animais" (Êxodo 12.37)

Se Moisés já havia escrito que os filhos de Israel partiram, então quem é esse misto de gente? Com certeza, egípcios que viram os sinais e quiseram ir com os hebreus, e no meio deles, com certeza, alguém que fez o sacrifício. 

Resumo da ópera: Deus é justo!!!


1 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Muito interessante !!!!!

Postar um comentário