Os gregos

sábado, 31 de outubro de 2015
A Grécia moderna tem suas raízes na civilização da Grécia Antiga, considerada o berço de toda a civilização ocidental. Como tal, é o local de origem da democracia, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da literatura ocidental, da historiografia, da ciência política, de grandes princípios científicos e matemáticos, das artes cênicas ocidentais, incluindo a tragédia e a comédia. As conquistas culturais e tecnológicas gregas influenciaram grandemente o mundo, sendo que muitos aspectos da civilização grega foram transmitidos para o Oriente através de campanhas de Alexandre, o Grande, e para o Ocidente, através do Império Romano. Este rico legado é parcialmente refletido nos 17 locais considerados pela UNESCO como Patrimônio Mundial no território grego, o sétimo maior número da Europa e o 13º do mundo. O Estado grego moderno, que engloba a maior parte do núcleo histórico da civilização grega antiga, foi criado em 1830, após a Guerra da Independência Grega contra o antigo Império Otomano. (Fonte: Wikipedia)

Era notória a influência grega em vários aspectos. Isso fazia com que aquele país fosse respeitado pelos demais povos. Assim como os romanos sentiam-se superiores por sua força militar, os gregos também o faziam, porém, por conta de sua intelectualidade.

Levando tudo isso em consideração, o que um judeu teria a oferecer a um grego nos tempos de Jesus?

Vamos analisar o seguinte fato:

Ora, entre os que subiram para adorar durante a festa, havia alguns gregos; estes, pois, se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e lhe rogaram: Senhor, queremos ver Jesus.
 Filipe foi dizê-lo a André, e André e Filipe o comunicaram a Jesus.
 Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem. (João 12.20-23)

O primeiro ponto: onde um grego chamaria um judeu de senhor? Se eles eram "superiores", logo, senhores eram eles, e não alguém como Filipe, ou um pescador como André.

O segundo ponto: provavelmente algum deles precisava de um milagre. Os judeus corriam atrás de Jesus por aquilo que Ele poderia realizar, mas quase nunca por quem Ele era. Aqueles gregos, no entanto, quiseram ver Jesus, e não os seus feitos. 

O terceiro ponto: quando Jesus soube que gregos, e não judeus, queriam vê-lo por quem Ele era, e não pelos milagres, Ele exultou e disse:

É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem


Jesus não disse isso em nenhum outro momento.

O que mais O alegra não é a realização de milagres, embora Ele fique feliz em nos atender. O que faz com que Jesus exulte de felicidade é quando alguém o procura por quem Ele é!

O quarto ponto: a Bíblia diz que Jesus veio para os seus, mas os seus o rejeitaram (João 1.11). Então, a todos que o procuram, Ele se deixa achar. 

A única coisa que deve ser deixada de lado para isso acontecer é o orgulho. Como foi dito, os gregos se achavam alguma coisa, por conta da sua cultura. Porém, foram humildes quando procuraram Jesus, e por isso, Ele os recebeu.

Por isso que muitas vezes acontece da pessoa passar anos e anos na igreja sem ter tido um real e verdadeiro Encontro com Deus, ao passo que outras chegam com a vida fracassada, mas são logo transformadas, tamanha a sua humildade e sinceridade.

Esses gregos, com certeza, foram os mais abençoados de todos os que procuraram Jesus. Porque milagre abrange apenas a essa vida. Conhecer Jesus abrange a Vida Eterna.

0 comentários:

Postar um comentário