O jovem rico

quarta-feira, 15 de junho de 2016
Uma das passagens da Bíblia mais comentadas é a que conta a história do jovem rico.  Ela está escrita nos livros de Mateus, Marcos e Lucas. Vamos analisar os três textos para a melhor compreensão.

Texto de Mateus:

"E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna?
Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
E ele lhe perguntou: Quais? Respondeu-lhe Jesus: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho;
honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Replicou-lhe o jovem: Tudo isso tenho observado; que me falta ainda?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.
Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades" (Mateus 19.16-22)

Texto de Marcos:

"E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus.
Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe.
Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude.
E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céu; então, vem e segue-me.
Ele, porém, contrariado com essa palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades. (Marcos 10.17-22)

Texto de Lucas:

"Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus.
Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.
Replicou-lhe Jesus: Tudo isso tenho observado desde a minha juventude.
Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me.
Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo. (Lucas 18.18-23)

Em Lucas, o texto diz que ele era um homem de posição. Para ele ser um jovem rico, ter posição na sociedade sendo moço, ou esse homem perdeu o pai e herdou tudo, ou fez como o filho pródigo, requerendo sua parte na herança.

Isso poderia explicar o modo como ele fala com Jesus; "Que farei para HERDAR...". Em Mateus ele pergunta: "Que farei eu de bom para alcançar...". Todos esses termos remetem à facilidade. Ou seja, na cabeça dele seria tão fácil ter a vida eterna como ter herdado tudo o que seu pai deixou, Para ele, não haveria sacrifício.

Algo que chama a atenção é o modo como o jovem aborda a Jesus, chamando-o "Bom Mestre", e isso ajoelhando-se. Isso deixa a impressão de soberba e vaidade, pois pensou que a resposta de Jesus o agradaria. Isso fica mais claro na resposta de Jesus: "Por que me chamas bom?"

O texto de Mateus diz: "Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos". E Jesus começa a citá-los. Porém, o jovem praticamente o interrompe dizendo: "Tudo isso tenho observado". Em outras palavras: "Ah! Isso eu já sei!". O típico discurso de quem tem tempo de igreja. Acha que sabe tudo e não precisa fazer mais nada. O que seria isso, senão soberba e vaidade?

Em Marcos e Lucas diz: "Uma coisa te falta...". Em Mateus diz: "Se queres ser perfeito...". Ou seja, por mais que o jovem praticasse as Escrituras, fosse à sinagoga (igreja), fizesse suas ofertas, etc, ainda faltava algo. Em Marcos está mais explícito no versículo 24: "Quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino dos céus".

Muitos leem esta passagem e acham um absurdo o jovem não se desprender das suas riquezas. Mas estes mesmos não se  desprendem da mágoa, da tristeza, do ressentimento, do namoro errado ou com a pessoa errada, das coisas desse mundo, enfim!

Jesus falou que ele desse todos os seus bens e dinheiro porque seu coração estava em coisas materiais. E o seu coração, onde está?

"Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração" (Mateus 6.21)



0 comentários:

Postar um comentário