Abraão - O primeiro erro

terça-feira, 21 de junho de 2016
Ontem falamos da chamada de Abraão e da sua obediência em sair de Harã e ir para o lugar que Deus ainda iria mostrar. Vamos rever:

O que Deus lhe disse:

"Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei..." (Gênesis 12.1)

E o que a Bíblia relata:

"Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR..." (Gênesis 12.4)
 
Mesmo sem ter uma única referência sobre o Deus Vivo, Abraão o obedeceu; até porque ele não tinha nada a perder, como falamos anteriormente.
 
Mas, Abraão, embora obediente e sincero, logo cometeu seu primeiro erro. Vamos ver o versículo na íntegra:
 
"Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele." (Gênesis 12.4)
 
Ló era filho de seu irmão Harã, que havia morrido. Provavelmente Abraão, como não tinha filhos, adotara a Ló.
 
Todavia, se Ló não fosse com Abraão, o mesmo jamais ficaria desamparado, pois seu avô, Terá, pai de Abraão, ainda era vivo. E ele ainda tinha outro tio, chamado Naor.
 
Muitos perguntam: Mas porque razão Deus queria que Abraão saísse de sua parentela? Por que ele não deveria levar Ló consigo?
 
Falamos no post anterior que Ur dos caldeus e as cidades vizinhas eram muito idólatras. Embora Abraão fosse da descendência de Sem, ele ainda não conhecia o Deus Altíssimo; Abraão não tinha nenhuma referência do Deus Vivo, como temos hoje. Não tinha Bíblia, não tinha igreja, não tinha pastor. Abraão tinha todos os motivos do mundo para não obedecer. Mas, como não tinha nada a perder, ele creu e saiu de sua terra.
 
Mas a revelação de Deus foi dada a Abraão; nenhum parente ouviu a voz que ele ouviu. A Bíblia não relata isso, mas imagine Abraão falando para seu pai e seus parentes: "Olha, eu ouvi uma voz que me disse para eu ir embora, e disse que eu seria uma grande nação. Então, estou indo!". Eu penso que, no mínimo, ele deve ter ouvido: "Ih, a idade chegou para ele!! Ficou senil! Ficou gagá!"
 
Levar qualquer parente consigo poderia afetar todos os planos de Deus para Abraão, por conta de uma única palavra: dúvida. Alguém poderia tentar semear essa semente dizendo: "Você tem certeza do que você está fazendo? É muita loucura sair da nossa terra assim! Acho melhor voltarmos, não está dando certo ficamos andando sem rumo..."
 
Se pela Fé conquistamos, pela dúvida, perdemos.
 
A dúvida é a pior coisa que pode acontecer para uma pessoa. Quando essa semente maldita consegue penetrar no coração, trava toda uma vida.
 
Continua.... 

0 comentários:

Postar um comentário